Os tipos sanguíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. Estes antígenos eritrocitários são independentes do Complexo principal de histocompatibilidade, o qual determina a histocompatibilidade humana e é importante nos transplantes.
O fornecimento seguro de sangue de um doador para um receptor requer o conhecimento dos grupos sanguíneos. Estudaremos dois sistemas de classificação de grupos sanguíneos na espécie humana: os sistemas ABO e Rh. Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação aos sistema ABO: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O.
Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos. Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas hemácias, o sangue é assim classificado:
- Sangue tipo A, cujas hemácias possuem o antígeno A e não podem, por isso, possuir o anticorpo A, embora possuam o anticorpo anti-B.
- Sangue tipo B, cujas hemácias possuem o antígeno B e não podem, por isso, possuir o anticorpo B, embora possuam o anticorpo anti-A.
- Sangue tipo AB, cujas hemácias possuem os antígeno s A e B e não podem, por isso, possuir anticorpos anti-A nem anti-B.
- Sangue tipo O, cujas hemácias não possuem antígenos e podem, pois possuir anticorpos anti-A ou anti-B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário